sábado, 26 de julho de 2008

Preenchimento e reintegração cromática das lacunas

Preencimento de pequenas lacunas do intonaco


Foram preenchidas apenas as lacunas de dimensões mais significativas. Dadas as dimensões e profundidade reduzidas destas lacunas, optou-se pela aplicação de uma argamassa de areia SP-55 (granulometria fina) e cal aérea num traço de 2:1 (v/v).



Reintegração cromática das lacunas pictóricas


As inúmeras lacunas ao nível da camada de preparação afectavam directamente a percepção das pinturas. Partindo do princípio que a reintegração cromática pode ser reversível e tendo como objectivo melhorar a legibilidade da obra, optou-se pela reintegração cromática de todas as lacunas pictóricas procurando respeitar o princípio da historicidade da mesma.
Foi utilizada têmpera pois, dadas as condições ambientais da capela e das pinturas, considerou-se vantajosa a maior permeabilidade deste material, além de ter características semelhantes às da pintura original (note-se que a pintura foi executada com têmpera “gorda”).

Relativamente à técnica, foi feita reintegração mimética na maior parte das lacunas, nomeadamente nas áreas de fundo e zonas de ornatos onde era possível dar continuidade às formas, dada a simetria rigorosa do desenho. Nas zonas onde não era possível reintegrar miméticamente, ora por falta de elementos ou vestígios que permitissem dar continuidade das linhas com segurança ou nos elementos decorativos onde não se observa uma simetria rigorosa, optou-se por uma reintegração diferenciada por pontilhismo, uma vez que estas lacunas tinham dimensões muito reduzidas.

Pormenor de reintegração mimética e diferenciada (pontilhismo) - Tramo III

Nas zonas de destacamento ou desgaste da camada policroma, com camada de preparação à vista, assumiu-se este desgaste, reintegrando apenas as zonas de lacuna (com intonaco à vista) com um tom semelhante ao das áreas envolventes: tom da preparação, tom ocre ou vermelho das faixas da moldura.
Encima: 'a esquerda, pormenor do Tramo III, antes da reintegração; 'a direita, pormenor do Tramo III depois da reintegração.

Sem comentários: