quarta-feira, 7 de maio de 2008

Teste de resistência dos pigmentos e fixação

A intervenção foi precedida de testes de resistência dos pigmentos à acção de solventes inorgânicos e orgânicos, observando-se, de um modo geral, uma maior resistência dos pigmentos aos solventes orgânicos voláteis e uma maior susceptibilidade à acção da água.


Fixação

Foram testados um álcool polivinílico e uma resina acrílica. Ambas são resinas termoplásticas de cadeias monolineares e são resistentes à acção da luz e do calor e são permeáveis à humidade. Uma vez que são aplicadas em emulsão aquosa, e dada a susceptibilidade dos pigmentos à acção da água, as resinas testadas foram diluídas em álcool etílico para diminuir o poder de penetração e tempo de retenção, aumentando a sua volatilidade.





Observou-se uma maior eficácia da primeira resina, procedeu-se à fixação da pintura, aplicando a resina com pincel e pressionando com papel melinex e espátula a frio.
Nas áreas onde se observava pulverulência da camada pictórica foi feita a consolidação com a mesma resina, também com pincel, até obter a coesão das partículas de pigmento.


Sem comentários: